segunda-feira, 20 de abril de 2009

Páscoa no Qissama



Desta vez decidimos visitar o parque natural do Qissama, fica situa na província do Bengo, aqui tão perto de Luanda, cerca de 100 km para sul. o parque natural do Quissama ocupa uma área de 9600 km2 e é delimitado a Norte pelo Rio Cuanza desde a Muxima até ao mar, a Sul pelo Rio Longa desde a estrada Mumbondo-Capolo até ao mar, a Oeste pela linha da costa entre a foz do rio Cuanza e a foz do Rio Longa e, a Leste, pela estrada que vai da Muxima, Demba-Chio, Mumbondo e Capolo até ao Rio Longa.
Podemos encontrar várias espécies animais no parque: Elefantes, Girafas, Zebras, uma variedade grande de antílopes, inúmeras espécies de aves, macacos entre outros. Dos cabeças de cartaz nós só conseguimos ver as girafas.
Arrancamos no sábado a seguir ao trabalho, mais uma vez atrasamo-nos bastante, ou melhor atrasaram-nos bastante... mas não há maka, é preciso é vontade e tudo corre bem!
Já passámos a ponte do Cuanza de noite, viramos a esquerda para uma picada de cerca de 40 km até Kawa. Passados 30 km de autentico caminho de cabras paramos num portão metálico com uma vedação electrificada que rodeia todo o parque, pagámos 900 akz para entrar, chegamos então ao local onde iamos pernoitar, uma zona com alguns bungalows e um restaurante bastante simpático com uma varanda com vista sobre o rio Cuanza e o rio kawa.
Uma paisagem simplesmente fantástica.



Zona dos bungalows


Chillout...



Restaurante


A vista da varanda

Fomos jantar ao tal restaurante, tinha um ambiente muito agradável, escuro com apenas uma lamparina em cada mesa e a luz de uma televisão onde passava um jogo do Porto, Já não chegámos a tempo de assistir à grande e justa vitória da Académica sobre o Benfica... mas nós estávamos ali para assistir ao que a natureza nos tinha para oferecer, que se lixe a bola!!

O parque organiza dois safaris diários, um às 06:00 e outro as 16:00, nós íamos apostar no primeiro, pois tínhamos mais hipóteses de avistar animais, é assim bem cedo que eles se vão alimentar. Acordamos as 05:00 e apressamo-nos a vir para junto da recepção para ser-mos os primeiros a entrar o Unimog equipado com 3 bancos na caixa aberta que nos ia levar a passear pelo parque na expectativa de ver o maior numero de animais possível.



Era uma boa oportunidade de estrear a minha nova aquisição: uma NIKON D60 equipada com uma 70-300.
Andamos alguns km sem ver nada... de repente o guia, que ia ao lado do condutor de pé e com a cabeça de fora dá ordem para parar, dois antílopes, passeavam ali bem pertinho do caminho por onde íamos.




Seguimos o nosso passeio, passamos por umas valentes bostas que daquele tamanho só podiam ser de elefante, pensei que íamos ter sorte em poder estar ali a poucos metros desses animais tão imponentes, mas não... parece que se esconderam, fica para a próxima.

Avistamos alguns gnus, e outros antílopes que não sei o nome, mas sempre um pouco longe do sitio por onde passávamos, a minha 70-300 fez o que pode para os caçar...





Continuamos até encontrar a vedação que delimita o parque, pensei que não íamos ver mais nada, mas de repente o guia faz sinal e ali estavam as girafas a "mata-bichar". O condutor do unimog saiu fora do trilho e tentou aproximar-se o mais possível delas, correu bem elas não fugiram...





Cada passeio dura cerca de 2 horas, e o nosso tempo já estava a acabar, voltámos para o lodge onde tinha o nosso mata-bicho a espera na tal varanda do restaurante com aquela vista fabulosa.




Por volta das 10:00 fomos embora, mas antes tive de cravar um pouco de gasóleo ao senhor da recepção porque tinha a carrinha na reserva e não dava para chegar a Luanda. Tinha tentado abastecer na ida para o parque, parei nas bombas, estava uma fila enorme para abastecer (o que é normal por ali), já tinham passado cerca de 35 minutos de espera e finalmente chega a minha vez, e assim de repente, puff... o gerador da bomba vai-se abaixo... esperei um pouco para ver o que se passava, vou ter com o senhor das bombas, que me diz que só pode voltar a ligar o gerador dali a 2 horas... ya estamos em Angola... arrisquei e fui embora, afinal acabou por correr bem...



Fomos almoçar ao Pirata, que fica na praia de sangano ali a mais uns 15 minutos para sul, só tinham lagosta, lá fizemos o sacrifício... fomos dar um mergulhito enquanto o almoço ficava pronto, a água estava um belo caldo... almoçamos e seguimos para Luanda.




E assim se passou mais um domingo de Páscoa...




13 comentários:

  1. Ai que invejaaaaaaaaaaaa. Fiz tantas destas em Angola, mais a sul, mas igualmente maravilhosas e nessa altura o Safari não era de duas horas era o dia todo, espetáculo. Gostei de ver o embondeiro com as mucuas penduradas, é uma árvore fantástica...

    ResponderEliminar
  2. Grandes sacrificios que por aí andas a fazer...

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís,já estive contigo quando eras mais novinho e sou colega da tua mãe que, sabendo da minha sede por coisas de Angola me falou do teu blog.Sou Angolana que veio para Portugal, pequenina, e que adora ver fotos e saber tudo da terra natal.Adorei tudo, as fotos são muito boas enfim, ... ainda fico com mais saudades, mas é bom ver o teu blog! Quando vais ao Andulo, na Província do Bié? Eu sou de lá e gostava que lá fosses, é uma das regiões mais bonitas, vais gostar. Obrigada e fico à espera, tá?
    helenalmeida

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, foi bué fixe!!!
    Melhor que isto só um domingo de Páscoa com a "famelga", atendendo a que isso era impossivel, fez-se o que se pode!!!
    Já agora só te digo uma coisa o Gonçalo Cadilhe que se cuide...

    Mais uma vez, excelente...

    Um abraço.
    Miguel "o" Marques

    ResponderEliminar
  5. Quando vejo estas imagens tenho uma vontade doida de me reformar e ir ter contigo... nunca se sabe!
    Elvira

    ResponderEliminar
  6. Boas Luis
    Este blog esta a ficar uma coisa seria.
    Anda a percorrer meio mundo.
    Excelentes paisagens e fotos espectaculares e um relato escrito ao mais alto nivel...
    Estas a ficar pró....
    um abração
    Rui Correia


    PS:

    ResponderEliminar
  7. Estas fotos estão espectaculares,um abraço para o meu cunhado Miguel.

    Jorge Conceição

    ResponderEliminar
  8. Descobrí hoje este espaço, nem quero acreditar nas fotos! São os lugares da minha infância, os lugares que deixei há tantos anos e que afinal estão iguais! Até a EKA: pensava que já não existisse - mesmo muito nova, costumava acompanhar o meu pai no final de um dia de trabalho, às esplanadas onde havia sempre o fino fresquinho devidamente acompanhado da ginguba, do camarão e de outros petiscos... Crescí em Luanda, onde nascí, mas também fiz incursões a Malange, ao Lobito, a Nova Lisboa - viví em Cambambe, Já lá foi? - era um pequeno povoado, mas com uma alma!! Das ruínas à Gigantesca barragem... Tenho que ficar por aquí, as saudades doem cada vez mais.
    Obrigado pelo seu excelente trabalho e Felicidades. Filomena

    ResponderEliminar
  9. mais uma vez não consegui partilhar este passeio. E como eu gostava de ter estado ao vosso lado nessa aventura... Fálo disto há tanto tempo mas enfim há-de vir a próxima. Já agora a tua 70-300 sem um bom "Kit de unhas" não faz milagres. EhEhEh... as fotos estão razoáveis. Abraços e até a próxima

    ResponderEliminar
  10. Muitíssimo obrigado por partilhar belíssimas fotos da esplêndida Angola!

    ResponderEliminar
  11. Olá Luís,
    Muito original as fotos e os relatos no teu blog!!
    Eu já estive em Malange e é realmente admirável. Foram muito bravos em terem ido sem fazer reserva no hotel nem nada. Na verdade quando fui a Malange, nós perdemos a reserva de hotel para uma selecção qualquer, e fomos pedinchar a uma escola secundária que nos deixou passar duas noites lá com direito a matabixo. É claro que oferecemos uma gasosa à saída.
    Acedi ao teu blog porque estou a pensar ir passar o próximo fim de semana ao parque da Quissama, e fiquei mais entusiasmada com a tua descrição!! Obrigado por publicares isso!
    Um abraço
    Neida

    ResponderEliminar
  12. OLÁ,

    As fotos estaõ magnificas...perdi-me e emocionei-me ao ver o verde das paisagens que eu pensei não existir em Angola,agora sei que o meu país é uma obra prima da mais alta qualidade e esplendour...i am really amazed.

    bjos

    ResponderEliminar
  13. Olá Luis, gostaria de felicita-lo pelas fotos, adorei, adorei e gostaria de lhe dizer que acabei de fazer este mês, uma viagem como a sua, cheguei a Luanda no dia 02 de fevereiro, para visitar uma amiga e partimos para Benguela de carro, eramos 3 amigas e foi o máximo, passamos pelo Rio Longa, rio Kwanza, essa estrada fantástica... a terra vermelha os embondeiros.... maravilhosa viagem, até Benguela praticamente num dia, e ainda paramos em alguns pontos de praia... até o macaquinho, também tenho uma foto idêntica... adorei...adorei.... obrigado pelas suas fotos, estão lindíssimas.

    ResponderEliminar