sexta-feira, 20 de março de 2009

De Luanda a Malange


Finalmente ia ter um fim-de-semana de dois dias, em dois anos que cá estou não me lembro de isso acontecer. Feriado do dia da mulher no domingo, e como estamos em Angola passa o feriado para segunda-feira. Fui ao Google Earth no sábado escolher um destino para a nossa viagem: MALANJE.

Arrancámos no domingo às 05:00 da manhã, fui a maneira de não apanharmos trânsito e começar logo a stressar de manhã, eu e o Paulo numa carrinha e o Miguel Marques e o Pedro Beca noutra. Enchemos o depósito (1500 akz = 15 euros = 50 litros) e seguimos viagem.

Ao longo do caminho vêem-se muitas aldeias junto a estrada com estas armadilhar para apanhar a mosca de Tsé-Tsé (mosca do sono). Estamos a atravessar a zona delas e como as nossas carrinhas são azuis, é melhor ter cuidado… não sei porquê mas a mosca é atraída pelo azul.

Chegámos ao Dondo, esperava ver uma cidade maior e mais evoluída.

Parámos nas margens do rio Kwanza para esticar um pouco as pernas e comer qualquer coisa, veio logo um puto ter connosco para lavar as carrinhas: “Dá 50 kwanzas, vou lavar”. Em Luanda os putos pedem mais de 800 akz…

Seguimos viagem em direcção a N’Dalatando, atravessámos o Morro do Binda, uma zona de montanha com a estrada a acompanhar o relevo acentuado, o que dificulta e muito a tarefa dos camiões. A paisagem vale a pena: vegetação bastante densa com árvores enormes que impedem a entrada do sol, e o barulho de inúmeros animais a “falarem” cada um para o seu lado torna aqueles 20 km fascinantes.


Atravessamos N’Dalatando sem parar. Capital da provincia do Kuanza Norte, chamada Salazar no tempo colonial ainda preserva, na estrada principal, alguns dos edificios desse tempo, tudo o resto é musseque. Cerca de 90% da cidade são casas de barro com telhado de zinco ou colmo, mas tudo com um aspecto limpo.

Ainda nos faltavam cerca de 40 km para chegar e já era possivel avistar o nosso proximo destino: as Pedras Negras de Pungo Andongo. são rochas enormes que aparecem repentinamente num terreno plano.



Diz-se que há alguns séculos atrás, no tempo da rainha Ginga M’bandi existia no meio das pedras um coliseu de torturas e divertimento da rainha. Hoje restam algumas construções do tempo colonial.






Ainda tentamos ir a barragem de capanda que fica a cerca de 10 minutos dali mas, como diria um amigo meu “fomos barrelas”, não nos deixaram passar de um certo km da estrada, só com uma autorização especial do Gamek, que nós não tínhamos… seguimos em direcção a Malange.

Chegamos a Malange por volta das 15:30. É uma das maiores cidades de Angola e está no bom caminho para o desenvolvimento.


Encontram-se bastantes hotéis com muito bom aspecto. E eu entrei em todos para tentar arranjar um quarto para passar a noite, mas obtive sempre a mesma resposta: “pedimos muita desculpa mas não temos quartos vagos”. Parece que toda a gente aproveitou o fim-de-semana prolongado para ir até Malange. A coisa estava a tornar-se complicada, sem sítio para dormir e ainda por cima a nossa carrinha tinha ficado sem travões… aquela hora e num domingo era difícil encontrar alguém que nos desenrascasse. Conseguimos arranjar um frasco de óleo para travões numas pequenas bombas da Sonangol e o assunto ficou mais ou menos resolvido, pelo menos dava para andar… e travar! Mas aquela hora já não íamos voltar para Luanda, estávamos demasiado cansados para o fazer. Fomos jantar ao “Marco”, beber um copo ao “Triângulo” e acabámos por ficar por lá.


Tivemos de dormir na carrinha. Paramos em frente à emissora nacional e descansamos até nascerem os primeiros raios de sol.

Eu acordei com uma vontade enorme de me fazer à estrada. Apanhamos a estrada principal até ao primeiro posto de controlo da policia, ai viramos à direita para uma picada que estava a começar a ser arranjada pelos chineses, mas que ainda está em muito mau estado. Foram 60 km de terra batida e muitos buracos que nos levaram até Calandula, mas com uma das paisagens mais bonitas que já alguma vez vi… a quantidade de tons de verde a contrastar com aquela estrada de terra vermelha é simplesmente fantástico. Vêem-se dezenas de pequenas aldeias à beira da estrada com casas de barro e tecto de colmo onde as pessoas vivem numa tranquilidade de meter inveja. Sempre que parávamos para tirar fotos as pessoas diziam adeus e vinha-nos pedir para tirar fotos com elas, bastante humildes e hospitaleiras.

Sem qualquer dúvida que tudo de bom que se ouve falar do povo angolano não é daqueles que se amontoam em Luanda, mas sim das pessoas que resistiram aos difíceis anos de guerra e ficaram nas províncias.


Depois de uma hora e tal de viagem chegámos a Calandula, a beleza daquelas cascatas é enorme. Não vale a pena dizer mais nada, as fotos dizem tudo…

Tomamos um banho no rio, comemos qualquer coisa e voltámos em direcção a Luanda, só parámos no Dondo para hidratar com uma EKA bem fresquinha…

Valeu a pena esta viagem, finalmente deu para conhecer um bocadinho de Angola, espero ter muitas mais oportunidades destas…

Até à próxima!

29 comentários:

  1. O meu nome é Tiago e para tu gozares o fim de semana tive que ficar a trabalhar!!!!!!
    Agora a sério,parabéns pelo blog e pelas excelentes fotografias que continuas a tirar durante as tuas viagens.
    Só mais uma coisa : AQUILO É BALBOLINE !!!É BALBOLINE!!!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente fotoreport....só é pena não aparecerem bicicletas.
    Passeio inesquecivel certamente.
    Vou colocar o teu blog nos favoritos...vai enviando as actualizações.
    Um abraço.

    Rui correia

    ResponderEliminar
  3. Desde já parabéns pelo blog.
    Este foi um daqueles fins de semana que nunca mais vou esquecer.
    Esta foi daquelas aventuras que se tivessemos organizado não tinha corrido tambem.
    As paisagens os sítios fantásticos que passamos e visitámos,a companhia do grupo, foi espectacular.
    Estou disponivel para outras aventuras.

    Um abraço.
    Pedro Alves

    ResponderEliminar
  4. Grande "Luigi",
    Parabéns pela iniciativa e pelas fotos.
    Vou ser cliente habitual deste blogue. Nem que seja para matar saudades.
    Pode ser difícil de acreditar, mas começo a ter saudades do pessoal e das "aventuras" que tivemos na altura das chuvas em Luanda. Lembras-te da noite em que quase que ficámos 5 "pulas" atolados no meio do bairro da 5ª Avenida? Se não fossem as skillz de TT do Luigi ... ainda lá estávamos!!

    Aquele Abraço,
    Miguel Baleizão

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo Blog
    Ando a evitar ir para ai pois sei que não volta nunca mais para Portugal.
    Um abraço especial para o Miguel Marques e para o Paulo Madeira que são feios á brava e estragam o Blog.

    Jorge Moleiro

    ResponderEliminar
  6. Parabens pelo blog rapaz! Deu para matar saudades. Houvesse Internets na minha altura (angola - companhia 54.ª Norte - 1970-72) e sempre teria dado para a família matar as saudades...

    Um forte abraço,

    Capitão João Bento César

    ResponderEliminar
  7. Boa "Spadolini" o relato tá excelente e as fotografias fantásticas, melhor só mesmo estando lá, para sentir os cheiros e ouvir os sons.
    Espetáculo!!!
    A companhia não podia ter sido melhor...
    Sempre a postos para novas aventuras...

    Um abração!!!

    Miguel "o" Marques

    ResponderEliminar
  8. FANTASTIC!!!
    Então amigo Luís estás rodeado de coisas lindas da natureza!
    Este relato do vosso passeio está muito bom incluindo as fotos q retratam tudo como o dizes.
    Gostei de ver e de saber q estás fixola..
    Um abraço do Luís Figueira e dá notícias tuas

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera ter ido! Mas ler o teu excelente e relato ver as entusiasimentes fotos, é muito. Parabens pela viagem, pelo Blog, e por saberes apreciar tão bem...
    Agora sou tua seguidora, espero mais.
    Beijinho,
    Guida

    ResponderEliminar
  10. quando mudar o apelido do seu colega para Alves e não para a alcunha beca, eu envio-lhe um comentário digno do trabalho executado por si.

    ResponderEliminar
  11. E junto á arvore onde tiraste a foto na zona das pedras negras, tem uma pegada que dizem ser da rainha Ginga... Não a viste ou não tiras-te foto? Também é algo original de se ver...
    Ass: Espada

    ResponderEliminar
  12. Boas

    Grata pelo facto de poder voltar a rever a minha terra Malange, que não visito há muito...ms muito tempo...Bem haja

    Rita

    ResponderEliminar
  13. De facto quem vem a Angola e não sai de Luanda não tem noção da beleza imensurável que este pais nos oferece. Parabéns pelo trabalho, se bem que a minha Nikon faz umas coisa mais giras...
    Abraços e espero que a próxima eu também esteja presente...

    ResponderEliminar
  14. ajgarciasilva@gmail.com2 de maio de 2009 às 16:05

    Parabéns pelo o Blog. Como natural de Angola, foi muito agradável de recordar muitos destes bonitos locais aqui mencionados. Regozijo-me pelo o fim da guerra, a viabilidade de deslocarmo-nos por todas províncias e constatar de que as populações estão a usufruir os benefícios da paz e desenvolvimento do País.

    ResponderEliminar
  15. Meu amigo ,
    vivo em França e quero que saibas que me deste muito prazer, quando vi a tua viagem através das tuas belas fotos! Nasci em Cacuso, perto do Pungo Andongo, mas vivia no Soqueco, perto de Kalandula. Desde 75 que nâo via imagens da terra, e tive muito gosto.
    Vai enviando mais. Bem hajam. Eduardo.

    ResponderEliminar
  16. ola, a vossa odisseia foi fantastica.
    fantastica sao tambem as vossas fotos. Pois elas constituem, sem dúvidas, o postal de visita da nossa terra malangina que está sempre ancorada nos nossos coraçoes. Um abraço para as kotas mais antigas da kizanga.

    Pedrito da kizanga.

    ResponderEliminar
  17. Caro Luís

    completamente por acaso encontrei o teu blog e caso dos casos, nele um grande amigo de quem perdi o rasto há uns anos, o Paulo Madeira, se puderes dá-lhe um forte abraço do Antonio, o homem-estátua e já agora o meu site www.staticman.org e email statikman@gmail.com e telefone oo 351 962863655 fico-te imensamente agradecido

    ResponderEliminar
  18. FANTÁSTICO !!! JÁ MOREI EM BOTSWANA E CONHEÇO TODA A AFRICA ,MAIS A SUL : ZIMBABWE NAMIBIA ,MOCAMBIQUE,SWAZILAND,KENIA,DAR AS SALAM (TANZANIA),
    ADORO ESTAS VIAGENS (SAFARIS).A PROPOSITO,O MOTIVO QUE ME DESPERTOU A SUA VIAGEM, E QUE NASCI EM KIPUMGO
    EM 1957 ! SE TIVER ENDEREÇO DE E-MAIL ,OU FACEBOOK ENVIE .PODEREMOS FALAR MAIS SOMOS DO DISTRITO DE COIMBRA. MEU NOME : MARIO A F PIRES

    ResponderEliminar
  19. Já tive muitas loucas aventuras e viagens na minha vida e ainda não parei mas sem duvida que esta foi uma das melhores ...pela paisagem,gentes e companhia obrigado a todos ... recordo o comentário do meu grande amigo Jorge Moleiro que infelizmente nos deixou ...Saudades grande Jorge

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigado por me fazeres recordar a minha infância, nasci em Calulo(Libolo), mas tive a oportunidade de estudar em Dalatando, de facto lembro-me de fazer pique-nics em Pungo andongo e ver as pegadas da Rainha Ginga!!!Excelente trabalho, Parabéns

    ResponderEliminar
  21. Olá boa tarde....Recebi isto por email....foi a melhor prenda ke poderia receber este ano....Eu vivo em Lisboa desde 75,quase nasci em Malange ...Obrigado por ter publicado estas fotos e o resumo das viagens....mt obrigado...

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo Blog, vou estar atenta. Nasci em Malange (1954)e as saudades são muitas, gostava de voltar a essas bandas mas necessitava de ter um grupo de partilha para a aventura. Partir de Portugal sózinhos talvez seja receoso. Estamos numa fase de mentalização, logo se verá! Bons passeios e boas fotografias para nós irmos matando saudades. Tudo de bom e aproveitem bem.

    ResponderEliminar
  23. I would recommend this trip for the tremendous amount of scenic beauty you will get to see around here. Last year I went for ?flights to Luanda and was able to experience Angola's charming landscapes. I tell you it was a worthy travelling experience.

    ResponderEliminar
  24. Sou luso-canadiana e os meus pais estiveram em Malange até 75. Queria conhocer Luanda e Malange. É perigoso se for so? Onde aconselhas ficar em Luanda?

    Obrigada por este blog

    ResponderEliminar
  25. Minha Terra...Te amo !!!

    ResponderEliminar
  26. QUE LINDO PASSEIO. Maravilhoso!!!! A beleza de Angola,isto é só as beiradas da beleza que existe cá.

    ResponderEliminar
  27. Sou umas das pessoas priviligiada porque partilho os dois território Cacuso e Calandula nascia na divisão entre os dois municipios separados pelo rio monzo.

    ResponderEliminar
  28. Hurry up to grab your cheaper and luxury Hajj and Umrah Packages in to fulfill your religious craving in the House of Allah the Almighty. Don’t be late to book these deals from London to Makkah and Madinah.

    ResponderEliminar